Religião
Se não tiver amor, não adianta
Compartilhe:
O que você faz bem? O que você domina? Talvez você seja alguém de muitos dons, muitos talentos, muitas qualidades e talvez até se orgulhe disso. Será que é assim? Mas talvez você não seja tão bom assim, mas admira alguém que tenha todas essas virtudes. Cheguei mais perto agora?
Pense em uma pessoa que fale bem, bem mesmo! É alguém que nos atrai com seu discurso. Imaginemos um homem. Vou dar o nome de Carlos. Ele é fera! Quando Carlos fala, as pessoas param para ouvi-lo. Ele é encantador, bem humorado, culto, tem uma voz bonita, é sábio, articula bem seus pensamentos… Todos gostariam de ouvi-lo. Normalmente, ele faz palestras sobre o desenvolvimento pessoal. É persuasivo e muito otimista, reúne multidões… Mas tem um problema. “Qual?” – você pergunta. Ele não faz isso por amor. E isso é importante? Para Deus, sim: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine” (I Coríntios 13:1). Carlos pode ser o melhor palestrante ou orador do mundo, mas se não tem amor, de nada adianta.
Vamos a um outro caso. Agora é a vez da Karla. Ela é bonita, simpática, mas o que mais chama atenção nessa moça é sua cultura. Ela é super inteligente, sabe conversar sobre tudo. Sabe aquele tipo de pessoa? Você começa a falar sobre política, e a pessoa toma conta do pedaço; você resolve conversar sobre ciência, e a pessoa manja demais; você parte para geografia, história, filosofia, religião, conhecimentos gerais… e a pessoa continua dominando a conversa. O que é isso? Cultura, conhecimento. Sabe quanto vale isso? De acordo com a Bíblia, nada! Vejamos: “Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei” (I Coríntios 13:2). Conhecimento, inteligência e sabedoria sem amor não valem de nada.
Mas esse versículo 2 ainda fala de outra coisa: a fé. Isso! Quem seria capaz de dizer que a fé não tem importância? Sabemos que “sem fé é impossível agradar a Deus”, não é? Com a fé você pode transportar montes, já pensou nisso? Você chega diante de um monte e diz: “Saia daqui e vá para o outro lado”, de repente, o monte lhe obedece. Seria extraordinário, não? E se você estivesse com alguém doente na sua família, orasse e a pessoa ficasse curada pela sua fé? Maravilhoso! Mas sem amor, não vale de nada! Não estou louco! A Bíblia diz assim.
Toda e qualquer atitude que o homem tome pode ser muito elogiada, louvável, mas só tem um problema: se não tiver amor, de nada adianta.
https://estudos.gospelmais.com.br